Como passar menos tempo no seu telefone em 2023

Seja no momento em que você acorda, em uma aula ou reunião, ou quando passa um tempo com amigos e familiares, se você não consegue deixar de verificar seu telefone toda vez que sente que ele vibra no seu bolso ou ouve o toque de uma notificação, talvez você queira questionar se o relacionamento que você tem com seu telefone e o efeito que ele tem em sua vida são totalmente positivos.

Essa necessidade habitual de verificar as notificações do seu dispositivo não precisa ser uma grande parte do seu trabalho ou vida pessoal, no entanto. Na verdade, com alguns passos fáceis, você pode confiar menos no seu dispositivo do que nunca – e a Apple e o Google oferecem as ferramentas para ajudar.

Veja como usar o Tempo de Uso do iOS e o Bem-estar Digital do Android para ser mais consciente do uso do seu smartphone em 2023.

O que é o Tempo de Uso do iOS e o Bem-estar Digital do Android?

Os kits de ferramentas da Apple e do Google para reduzir a distração do smartphone e maximizar a produtividade funcionam de forma um pouco diferente, mas essencialmente trabalham em direção ao mesmo objetivo de criar hábitos de uso mais saudáveis ​​com seu telefone.

ÚLTIMOS VÍDEOS DO techmaisapp

No Android, os usuários podem baixar e instalar o aplicativo Digital Wellbeing na Play Store (se o dispositivo não o tiver pré-instalado). O aplicativo inclui recursos como o modo Hora de dormir e muitos dados para mostrar como você está usando seu telefone, em que horas, e oferece maneiras de mudar esse comportamento (que abordaremos em breve).

A Apple, por outro lado, incorporou o Screen Time no aplicativo nativo Settings do iPhone, onde você encontrará uma variedade de ferramentas, como Focus Modes (que funcionam de forma diferente do Google), como parte do sistema operacional mais amplo . O Screen Time mostra o tempo médio gasto no seu dispositivo e também oferece muitos outros dados esclarecedores; incluindo seus aplicativos mais usados ​​em um determinado período ou quais aplicativos estão enviando mais notificações.

Como usar o Tempo de Tela do iOS e o Bem-estar Digital do Android

Capturas de tela do Android Digital Wellbeing e do iOS Screen Time

Começar a formar novos hábitos de smartphone não é algo que acontece instantaneamente, então esteja preparado para gastar algum tempo se acostumando com as ferramentas disponíveis, esteja você no iOS ou Android. Ambos são intuitivos e apresentam muitos dados, mas cabe a você interpretar esses dados e aplicá-los à sua vida de uma forma significativa.

Cadastre-se para receber notícias de última hora, análises, opiniões, as melhores ofertas de tecnologia e muito mais.

Embora ambos funcionem de forma um pouco diferente, o conceito central permanece o mesmo. Ambas as opções podem destacar quando você está formando hábitos, como quantas vezes você abre um determinado aplicativo.

No Android, vá para Configurações > Bem-estar digital e controles parentais . Você também pode ativar um atalho para aparecer na sua gaveta de aplicativos e na tela inicial a partir desta mesma tela. No iOS, vá para Configurações > Tempo de tela .

Conforme você analisa os dados, veja com que frequência você recebe notificações de aplicativos que aparecem com frequência. Às vezes, você pode diminuir seu tempo de tela apenas removendo notificações de um aplicativo particularmente tagarela ou alterando as notificações para que sejam menos prevalentes e visíveis.

Ambos podem impor limitações em aplicativos no seu dispositivo também. Quer manter a navegação nas redes sociais no mínimo? Adicione um limite de tempo ou impeça que ele seja aberto em determinados horários do dia. Isso funciona bem em dispositivos infantis também, então se você quiser impedi-los de jogar um determinado jogo antes de dormir, você pode definir esses limites.

Como criar hábitos saudáveis ​​em smartphones

Um lugar fácil para começar é garantir que você tenha uma boa noite de sono – e uma grande parte disso é garantir que seu telefone não o acorde. O Android oferece o Modo Hora de Dormir exatamente por esse motivo, enquanto o iOS tem um modo Foco no Sono. Esses modos garantem que a tela permaneça escura, podem alternar todas as cores da tela para monocromáticas e silenciar notificações recebidas.

Você pode até virar seu dispositivo em telefones Android compatíveis para ativar o modo “Não perturbe” e, embora os dispositivos Apple ainda não tenham aprendido esse truque bacana, há a possibilidade de mapear um toque na parte traseira do dispositivo para obter o mesmo efeito. Você pode até tentar carregar seu telefone longe da cama, o que significa que você fica menos tentado a pegá-lo à noite e navegar pelas redes sociais.

Falando em modos de Foco, a Apple vem aprimorando sua implementação há alguns anos e oferece uma série de ofertas pré-existentes que podem ser personalizadas, bem como a capacidade de criar outras totalmente novas. Isso pode ser útil se você quiser definir uma lista “Pessoal” de aplicativos que podem receber notificações após o trabalho, ou um estado de foco “Trabalho” mais simplificado que oferece seu próprio conjunto de aplicativos ou uma tela inicial personalizada que reduz a tentação.

O Google oferece seu próprio modo Foco, bem como o perfil Trabalho, e usar os dois em conjunto pode obter um efeito semelhante.

Falando em reduzir a tentação, se você não estiver pronto para passar por uma “limpeza de mídia social”, considere ocultar ou excluir seus aplicativos de mídia social do seu dispositivo. Você sempre pode adicioná-los novamente ou reinstalá-los, mas você pode se surpreender com a frequência com que os verifica no dia a dia.

Você também pode tentar definir um “tempo sem telefone” autoimposto, onde você deixa seu dispositivo no silencioso ou em outro cômodo, para que você possa estar verdadeiramente presente com sua família e amigos.

Ao combinar todas essas técnicas e analisar os dados que seu telefone coleta sobre seus hábitos de uso, você poderá fazer algumas mudanças informadas que criarão um relacionamento mais saudável com seu dispositivo.

  • Este artigo faz parte da semana Get Fit for ’23 do techmaisapp

Deixe um comentário