O Google acaba de anunciar uma série de novos recursos que devem ajudar a proteger seu dispositivo Android – e os dados valiosos que ele contém – em caso de perda ou roubo. Juntos, eles podem ajudar a frustrar as tentativas de um ladrão de revender seu dispositivo ou lucrar com seus dados.
Não é novidade que, dada a atual mania da inteligência artificial (IA), a IA desempenha um papel em um dos novos recursos mais interessantes que o Google revelou. Chamado de bloqueio de detecção de roubo, ele usa IA para determinar se alguém arrancou seu telefone de sua mão e tentou escapar correndo, andando de bicicleta ou dirigindo. Se o aparelho Android detectar essa sequência de eventos, ele bloqueará automaticamente o seu telefone, negando acesso a tudo que ele contém.
Outra ferramenta que pode te ajudar no momento em que seu telefone é levado é o Offline Device Lock. Isso bloqueará automaticamente a tela do seu dispositivo se ele estiver desconectado da Internet por um longo período ou após um grande número de tentativas de autenticação malsucedidas.
Se o seu telefone já estiver em mãos erradas, o Remote Lock permitirá que você bloqueie a tela usando o seu número de telefone. Você pode fazer isso em qualquer dispositivo depois de passar por um desafio de segurança, e isso significa que você não precisa se lembrar da senha da sua conta do Google no calor do momento.
Proteções anti-roubo
Todos esses novos recursos entram em ação logo após o seu dispositivo ser roubado, mas o Google também adicionou meios para impedir que criminosos roubem seu telefone Android.
Por exemplo, se um dispositivo Android for redefinido para as configurações de fábrica , um ladrão precisará saber as credenciais do seu dispositivo ou da conta do Google. Se não o fizerem, não irão mais longe, tornando muito difícil para eles limparem o seu dispositivo e vendê-lo. Além disso, a desativação do Encontre Meu Dispositivo agora requer um PIN ou autenticação biométrica. Isso reduz as chances de um malfeitor esconder de você a localização do seu telefone.
O Google também introduziu um novo recurso de “espaço privado” no Android. Isso permite que você configure uma área dedicada em seu telefone que pode ser ocultada e protegida com um PIN separado das credenciais principais do telefone. Você pode então usar esse espaço privado para armazenar aplicativos que possam conter dados confidenciais que um ladrão gostaria de acessar, como informações financeiras ou médicas.
Além disso, uma nova configuração de “autenticação avançada” (que precisa ser ativada) exige uma verificação biométrica quando as principais configurações da conta do Google e do dispositivo são acessadas de um local não confiável, como alterar seu PIN, desativar recursos de proteção contra roubo ou acessar seu chaves de acesso .
Este último recurso lembra uma ferramenta semelhante que a Apple adicionou ao iOS, chamada Stolen Device Protection . Isso torna a autenticação biométrica um requisito para muitas ações importantes e também impõe tempos de espera para alterar certas configurações se o seu telefone estiver em um local desconhecido.
Assim como os novos recursos do iOS, as atualizações do Google para Android podem ser exatamente o que você precisa para manter seu telefone e seus dados seguros. O Google afirma que a proteção contra redefinição de fábrica e o espaço privado estarão disponíveis no Android 15 , enquanto as proteções de autenticação aprimoradas serão “lançadas para dispositivos selecionados ainda este ano”. Todos os outros recursos estarão disponíveis para dispositivos com Android 10 ou posterior.